quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O que é Cognição Musical? Parte II



OLIVEIRA(2005) traz uma lista enorme de perguntas de pesquisas dentro de subcampos da pesquisa em CM segundo o grupo de estudos da Ohio State University (OSU):

1. Origens musicais e Caráter Musical
Por que as pessoas fazem música?
Será que o fazer-música contribui de alguma forma para a sobrevivência do gênero humano?
Há quanto tempo o homem faz música?
Como se originou o fazer-música pelo homem?
Por que cada cultura no mundo tem música diferente?
Animais são capazes de apreciar ou "entender " a música humana?

 2. Habilidade e Inteligência Musicais
Por que algumas pessoas são mais musicais do que outros?
Quais são os elementos da habilidade musical?
Inteligência “musical" independente da inteligência geral?
Talento musical pode ser identificado ou medido?
Será que podemos predizer quais crianças são musicalmente talentosas?
Por que algumas pessoas" mostram-se “surdas" para sons musicais? 
Algo pode ser feito para ajudar às pessoas que demonstram surdez para a música a se tornarem mais musicais?
Por que somente algumas pessoas têm "afinação" perfeita?
Será que uma afinação perfeita pode ser aprendida?
Será que a habilidade musical é herdada?
Como será que algumas pessoas podem “ouvir" o que está escrito em uma partitura sem qualquer som?
Como os compositores sabem o que escrever quando compõem?

3. Prazer e a Preferência musicais
Como música desperta prazer?
Por que o som de unhas sobre o teclado provoca um som tão ruim como as unhas sobre um quadro negro?
O que faz com que sonoridades ou sons de corda soem de forma
agradável?
Por que nossas preferências musicais mudam às vezes com o passar do tempo?
Por que as pessoas discordam gostando ou rejeitando certas músicas?
Será que as preferências musicais estão relacionadas com a
personalidade?
Será que todo mundo "ouve" música do mesmo modo?
Por que não gostamos de ouvir mais de um trecho de música ao mesmo tempo?
Por que precisamos tanto de música e tanto de variedade musical? por que nos limitamos a ouvir as melhores obras?
Por que algumas pessoas gostam mais de música do que outras?
Música sempre tem que estar envolvida com sons?
Pessoas surdas podem aprender apreciar música apenas lendo uma
partitura?
Por que a maioria das pessoas prefere música tonal quando comparada com música atonal?

 4. Desenvolvimento Musical
Será que o nosso ouvir musicalmente muda com o desenvolvimento e com a nossa velhice?
Será que as crianças experimentam música da mesma forma que os
adultos?
Será que a compreensão musical depende do contato com ela desde cedo?
Será que tocar música para criança antes do nascimento tem algum
valor?
Como o desenvolvimento musical se relaciona com o desenvolvimento físico aumentando a coordenação motora?
Com treinar para que possamos escutar diferenciadamente?
Será que há certas experiências de vida (como êxtase ou pesar) que
possam contribuir para o entendimento de música?

 5. Organização Musical
Será que a organização da música é de alguma forma semelhante á da fala ou do idioma?
Por que melodia e ritmo são tão importantes para a música?
Por que algumas progressões de acordes soam melhores do que outras?
Será que algumas escalas “são melhor" do que outras?
O que é tonalidade?
Qual será a origem de várias regras usadas na composição, a exemplo das regras de voz principalis ou cantus firmus no contraponto seiscentista?
O que torna algum recurso “musical"?




ILARI, Beatriz, org(2006). Em busca da mente musical. Curitiba: Editora da UFPR. In: ARAÚJO, Rosane Cardoso de (2010). Pesquisas em cognição e música no Brasil: algumas possibilidades discursivas. Música em contexto, Brasília, n. 4, 2010, p. 23-40.

OLIVEIRA, J. Z.(2005). “O que é cognição Musical” (texto elucidativo a respeito de Cognição Musical, exposto no 1º Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais”, em Curitiba, Paraná). Disponível em http://www.neuromusic.com.br/donwload/artigos/O%20que%20e%20Cognicao%20Musical%20(1).pdf.




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