Segundo OLIVEIRA(2005),
Cognição musical (CM) pode ser entendida como o estudo dos processos mentais subjacentes que ocorrem quando alguém se relaciona com a música, produzindo-a ou apenas ouvindo-a. O campo de estudo da CM envolve várias áreas, como por exemplo, as das ciências cognitivas da teoria musical, da psicologia, da musicologia, da neurociência, da ciência computacional, da filosofia etc. Mas em todos os casos é fundamental o foco sobre os processos mentais envolvidos com as tarefas em questão.
É uma tentativa de responder, por via da ciência, a relação entre o homem e a música. Há algumas questões respondidas, mas ainda há bastantes questionamentos sem respostas....
Foi a partir de 1983, com o lançamento do livro The musical mind: the cognitive psychology of music, de John Sloboda, que os termos “psicologia cognitiva da música”, “ciências cognitivas da música” e “cognição musical” passaram a ser considerados sinônimos. Existem muitas possibilidades de pesquisa neste campo, dado o seu caráter multidisciplinar, como já citado ( ILARI, 2006, citado por ARAÚJO, 2010). De acordo com a associação Music Cognition Resouce Center, pertencente à Universidade de Ohio (EUA), alguns enfoques para as pesquisas sobre cognição e música podem ser exemplificados, como os seguintes tópicos:
Desenvolvimento musical
Música e emoção
Música e memória
Música, cérebro e corpo
Música, meio ambiente e cultura
Influências da música
Prazer e preferência musical
Organização musical (criação)
Música, performance e improvisação
Habilidades musicais; inteligência musical
Cognição musical e modelagem
Origens do fazer musical; aspectos culturais da música
Além da contribuição de Sloboda, há outros pesquisadores estrangeiros de fundamental conhecimento para a área da Cognição Musical. Alguns destes são os seguintes, com seus respectivos trabalhos:
- Hargreaves, David J. The developmental psychology of music. Cambridge:Cambridge University Press, 1986.
- Snyder, Bob. Music and memory: an introduction. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 2000.
- Jourdain, Robert. Music, the brain, and ecstasy: how music captures our imagination. New York: William Morrow and Company, 1997.
- Dowling, W. Jay e Dane L. Harwood. Music cognition. San Diego: Academic Press, 1986.
- Francès, Robert. The perception of music. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1988.
- Deutsch, Diana, ed. The psychology of music. 2nd edition. San Diego: Academic Press, 1999.
- Parncutt, Richard. Harmony: a psychoacoustical approach. Berlin: Springer-Verlag, 1989.
- Huron, David. “Tone and voice: a derivation of the rules of voice-leading from perceptual principles.” Music Perception 19, n. 1 (2001):1-64
ILARI,
Beatriz, org(2006). Em busca da mente musical. Curitiba: Editora da UFPR. In:
ARAÚJO, Rosane Cardoso de (2010). Pesquisas em cognição e música no Brasil:
algumas possibilidades discursivas. Música em contexto, Brasília, n. 4, 2010,
p. 23-40.
OLIVEIRA, J.
Z.(2005). “O que é cognição Musical” (texto elucidativo a respeito de Cognição
Musical, exposto no 1º Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais”, em
Curitiba, Paraná). Disponível em http://www.neuromusic.com.br/donwload/artigos/O%20que%20e%20Cognicao%20Musical%20(1).pdf.
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