quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O que é Cognição Musical? Parte I



Segundo OLIVEIRA(2005),
Cognição musical (CM) pode ser entendida como o estudo dos processos mentais subjacentes que ocorrem quando alguém se relaciona com a música, produzindo-a ou apenas ouvindo-a. O campo de estudo da CM envolve várias áreas, como por exemplo, as das ciências cognitivas da teoria musical, da psicologia, da musicologia, da neurociência, da ciência computacional, da filosofia etc. Mas em todos os casos é fundamental o foco sobre os processos mentais envolvidos com as tarefas em questão.

 É uma tentativa de responder, por via da ciência, a relação entre o homem e a música. Há algumas questões respondidas, mas ainda há bastantes questionamentos sem respostas....
Foi a partir de 1983, com o lançamento do livro The musical mind: the cognitive psychology of music, de John Slo­boda, que os termos “psicologia cognitiva da música”, “ciências cog­nitivas da música” e “cognição musical” passaram a ser considerados sinônimos. Existem muitas possibilidades de pesquisa neste campo, dado o seu caráter multidisciplinar, como já citado ( ILARI, 2006, citado por ARAÚJO, 2010). De acordo com a associação Music Cognition Resouce Center, pertencente à Universidade de Ohio (EUA), alguns enfoques para as pesquisas sobre cognição e música podem ser exemplificados, como os seguintes tópicos:
                Desenvolvimento musical
                Música e emoção
                Música e memória
                Música, cérebro e corpo
                Música, meio ambiente e cultura
                Influências da música
                Prazer e preferência musical
                Organização musical (criação)
                Música, performance e improvisação
                Habilidades musicais; inteligência musical
                Cognição musical e modelagem
                Origens do fazer musical; aspectos culturais da música

Além da contribuição de Sloboda, há outros pesquisadores estrangeiros de fundamental conhecimento para a área da Cognição Musical. Alguns destes são os seguintes, com seus respectivos trabalhos:

  1. Hargreaves, David J. The developmental psychology of music. Cambridge:Cambridge University Press, 1986.
  2. Snyder, Bob. Music and memory: an introduction. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 2000.
  3. Jourdain, Robert. Music, the brain, and ecstasy: how music captures our imagination. New York: William Morrow and Company, 1997.
  4. Dowling, W. Jay e Dane L. Harwood. Music cognition. San Diego: Academic Press, 1986.
  5. Francès, Robert. The perception of music. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1988.
  6. Deutsch, Diana, ed. The psychology of music. 2nd edition. San Diego: Academic Press, 1999.
  7. Parncutt, Richard. Harmony: a psychoacoustical approach. Berlin: Springer-Verlag, 1989.
  8. Huron, David. “Tone and voice: a derivation of the rules of voice-leading from perceptual principles.” Music Perception 19, n. 1 (2001):1-64







ILARI, Beatriz, org(2006). Em busca da mente musical. Curitiba: Editora da UFPR. In: ARAÚJO, Rosane Cardoso de (2010). Pesquisas em cognição e música no Brasil: algumas possibilidades discursivas. Música em contexto, Brasília, n. 4, 2010, p. 23-40.

OLIVEIRA, J. Z.(2005). “O que é cognição Musical” (texto elucidativo a respeito de Cognição Musical, exposto no 1º Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais”, em Curitiba, Paraná). Disponível em http://www.neuromusic.com.br/donwload/artigos/O%20que%20e%20Cognicao%20Musical%20(1).pdf.



Nenhum comentário:

Postar um comentário