domingo, 16 de fevereiro de 2014

Alucinações Musicais



Nestas postagens, o objetivo é trazer casos de alucinações musicais (AM) contidos no livro Alucinações Musicais, relatos sobre a música e o cérebro, de Oliver Sack. Os casos que ele traz no livro são de seus pacientes e pacientes de seus amigos neurologistas. Oliver Sacks nasceu em Londres, em 1933, neurologista e mora nos EUA, onde leciona no Albert Einstein College of Medicine (Nova York). É autor de Enxaqueca, Um antropólogo em Marte, Tempo de despertar (que inspirou o filme homônimo com Robert De Niro e Robin Williams), A ilha dos daltônicos, Vendo vozes, Tio Tungstênio, O homem que confundiu sua mulher com um chapéu e Com uma perna só — todos publicados pela Companhia das Letras. As possíveis causas de AM estão relacionadas à hipoacusia ( perda parcial ou total da audição), patologias psiquiátricas (demências, esquizofrenia, delírios, depressão, entre outros) e patologias neurológicas (acidentes vasculares, lesões cerebrais focais ou focos epiléticos principalmente nos lobos temporais).

Diferenciando Ilusão de Alucinação

Segundo o DALGALARRONDO (2000),


Ilusão é a percepção deformada de um objeto real e presente


Alucinação é a percepção clara e definida de um objeto sem a presença deste, ou seja, a sensação é resultado apenas de uma produção interna do sujeito. 

Você já imaginou ouvir uma música constante na sua cabeça? Ou ter surtos epiléticos ao ouvir determinado instrumento ou música? Não perca as próximas publicações!!


Referências

BENETTI, Idonézia Collodel . Resenha do livro Alucinações musicais: relatos sobre a música e o cérebro. Revista de Neurociências (EPM. Impresso), v. 17, p. 301-303, 2009.

DALGALARRONDO, Paulo (2000). Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre,Editora Artes Médicas do Sul 

MONTEIRO, Maurício. Reseña de "Alucinações Musicais. Relatos Sobre a Música e o Cérebro" de Sacks, Oliver. Revista de História, núm. 157, diciembre, 2007, pp. 213-219,Universidade de São Paulo,Brasil.

SACKS, Oliver (2007). Alucinações Musicais, relatos sobre a música e o cérebro. São Paulo; Companhia das Letras. 360p. 


Veja este caso:  Idosa com síndrome rara não consegue tirar músicas da cabeça

Nenhum comentário:

Postar um comentário