domingo, 16 de fevereiro de 2014

Música e Neurociência


O avanço das Neurociências na pesquisa da relação entre Música e Cérebro tem sido proporcionado pelas técnicas de neuroimagens ( se quiser saber mais sobre exames de neuroimagem acesse o artigo Neuroimagem e Psicoterapia). Muito do que se sabe sobre as estruturas cerebrais e a música advém do contato com paciente que sofreram lesões (como o caso de Ravel). Abaixo está elencada algumas das descobertas nesta área:

  • Tanto na audição quanto na execução ambos os córtices auditivos e motores são recrutados. Mesmo só ouvindo uma música o córtex motor é acionado.
  • A percepção do som envolve uma série de estruturas cerebrais como córtex pré-frontal,pré-motor, parietal, somatossensorial, occipital, lobos temporais, cerebelo e sistema límbico, incluindo a amígdala e o tálamo.
  • A percepção de ritmo recruta estruturas como gânglios basais, cerebelo, córtex pré-motor dorsal e área motora suplementar.
  • Música e Linguagem são processadas de forma independente, havendo predominância do hemisfério direito no processamento musical e o esquerdo para a linguagem. Isso se comprova com pacientes com amusia.
  • Neuroplasticidade: Há diferenças estruturais entre cérebros de músico e não músicos. Entre as diferenças estão maior volume do córtex auditivo, maior concentração de massa cinzenta no córtex motor e maior corpo caloso anterior. Mesmo em músicos, a representatividade cerebral pode ser diferente, por exemplo, os dedos da mão esquerda de um violinista destro é maior do que os dedos de sua mão direita.
Existe um bom volume de descobertas, mas também há muito o que se descobrir. Dois livros que fez parte da minha bibliografia e que aborda este tema são:

  1. SACKS, Oliver (2007). Alucinações Musicais, relatos sobre a música e o cérebro. São Paulo; Companhia das Letras. 360p.
  2. JOURDAIN, Robert(1998). Música, Cérebro e Êxtase: como a música captura nossa imaginação. Rio de Janeiro: Objetiva. 441p.


Há uma bibliografia vasta em português e em inglês também acerca deste tema ( vide o texto O que é Cognição Musical?).


Bibliografia


INFLUÊNCIAS DA MÚSICA NO COMPORTAMENTO HUMANO: EXPLICAÇÕES DA NEUROCIÊNCIA E PSICOLOGIA. Anais do Congresso Internacional da Faculdades EST, São Leopoldo: EST, v. 1, 2012. | p.944-956 . Autoria: Maryléa Elizabeth Ramos Vargas. Disponível em <http://anais.est.edu.br/index.php/congresso/article/viewFile/141/66> Acessado em 16/02/2014.

SACKS, Oliver (2007). Alucinações Musicais, relatos sobre a música e o cérebro. São Paulo; Companhia das Letras. 360p.

JOURDAIN, Robert(1998). Música, Cérebro e Êxtase: como a música captura nossa imaginação. Rio de Janeiro: Objetiva. 441p.


Pederiva, Patrícia L. M. e Rosana M. Tristão. “Música e cognição.” Revista Ciências & Cognição 9 (2006):83-90

ROCHA, Viviane Cristina da; BOGGIO, Paulo Sérgio. A música por uma óptica neurocientífica. Per musi,  Belo Horizonte ,  n. 27, June  2013 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário