domingo, 16 de fevereiro de 2014

O silêncio em forma de Cálice: Análise do Discurso na canção de Chico Buarque e Gilberto Gil - Parte I





RESUMO: A ideia para este trabalho se deu na leitura do texto de SILVA(2004), mais especificamente quando ela aborda, utilizando-se do trabalho de Eni Orlandi, o silêncio como uma forma de discurso. A partir deste texto e da relação com meu tema sobre a música, veio a ideia de abordar o silêncio, conotativa e denotativamente, na canção Cálice de Chico Buarque e Gilberto Gil, composta em 1973 no contexto da Ditadura Militar (1964-1985). O objetivo de análise está centrado na palavra Cálice no refrão da canção.
Como a linguagem, a música também tem uma estrutura, melodia, harmonia e ritmo. Dentro dessa estrutura existem propriedades como altura, intensidade, duração e timbre. Todos esses componentes conferem à Música uma gama de possibilidades e complexificação. Somente com esses elementos, há muito objeto de estudos para musicólogos, analistas, compositores, performers, etc. Até então, falo da música instrumental, sem nenhum diálogo com a linguagem escrita. Mas a partir do instante que se adiciona letra à música, aumentam-se as possibilidades de objetos e análises. Quando há texto, há possibilidade de se perguntar em relação ao destinatário, sobre o eu-lírico, as intenções do compositor ao escrever, que efeitos de sentidos este deseja provocar no ouvinte/consumidor da música, o contexto histórico e o lugar de onde se fala esse autor. É sobre exatamente essas questões que vou me abster nas próximas linhas. 
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue

A estrofe da canção Cálice acima citada estabelece uma intertextualidade com passagens encontrada na Bíblia Sagrada:
[...]E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. [...] (Mateus 26:39)
[...]E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade. [...] (Mateus 26:42)
[...]E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres. [...] (Marcos 14:36)
[...] e, pondo-se de joelhos, orava, dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. [...] (Lucas 22:41-42)

Os quatro textos citados fazem parte do Novo Testamento, onde se narra a história de Jesus e seu legado. Os textos são a mesma história a partir de narrativas diferentes, a de Mateus, Marcos e Lucas. Elas contam do momento próximo à crucificação de Jesus, momento este repleto de sofrimento, pois Ele (o Cristo) abarcava todas as dores do mundo. O peso da vida de cada homem. Por isso, neste momento de muita dor, incompreensão, solidão, o Cristo mostra sua face humana e pede ao seu Pai para que o livre deste sofrimento, desta dor, mas que acima de tudo seja feita a vontade d’Ele. Qual é a relação desta narrativa com a canção escolhida?


            Primeiramente, esta estrofe foi composta por Gilberto Gil (doravante GG) no dia da Sexta-feira Santa em 1973. No dia seguinte, ele leva este trecho junto com a primeira estrofe para um encontro na casa de Chico Buarque (doravante CB). Lá eles trabalharam na canção e GG compôs a primeira e terceira estrofe e CB a segunda e quarta. Neste encontro, fica claro para CB a intenção de Gilberto ao utilizar a palavra cálice como uma figura de linguagem de som. Cálice como imperativo cale-se. A partir daí, surge um jogo de palavras, mas não somente, é também um jogo ideológico.




Referências Bibliográficas
AMARAL, R. A. P. ; SOUSA, N. L.( 2012) . Afasta de mim esse cálice! Chico Buarque e a censura pós-1964. Revista Vozes do Vale, v. 1, p. 1-19.
BÍBLIA SAGRADA. Versão online. Almeida Corrigida e Revisada Fiel. Disponível em <http://www.bibliaonline.com.br/>. Acessado em 24 de janeiro de 2014.
BUARQUE, Chico. Cálice. [on-line]. Disponível em http://letras.mus.br/chico-buarque/45121/ Acessado em  24 de janeiro de 2014.
MORAES, A. V. S. ; AZEVEDO, Nadia (2012.). Cálice: silêncio ou resistência. Recorte, v. 9, p. 1-21.
ORLANDI, Eni P(2007). As formas do silêncio. Editora Unicamp: Campinas. 6ª ed.
SEVERIANO, Jairo; MELLO, Zuzza Homem de. Nota sobre Cálice. Site oficial de Chico Buarque. Disponível em <http://www.chicobuarque.com.br/letras/notas/n_zuza_calice.htm
SILVA, Rosineide Guilherme (2004.). Análise do discurso: princípios e aspectos gerais. In: III Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2004, Florianópolis. III Congresso Brasileiro de Hispanistas.
WERNECK, Humberto. Nota sobre Cálice. Site oficial de Chico Buarque. Disponível em < http://www.chicobuarque.com.br/letras/notas/n_calice.htm > 

Um comentário: